quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mato Grosso do Sul oferece 5,6 mil vagas em cursos

PORTAL BRASIL 23/07/2014 08h39            

       MS abre nesta edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec), 470 vagas em quatro cursos técnicos em meio ambiente e em controle ambiental nas cidades de Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá. No conjunto, o Estado oferece 5.675 vagas, em 99 cursos distribuídos em oito cidades. O Sisutec recebe inscrições até sexta-feira (25).
O curso em meio ambiente tem 800 horas de duração. Em Corumbá, são 30 vagas no turno da manhã; em Campo Grande, 200 no turno vespertino; em Três Lagoas, 40 de manhã. São atividades do técnico em meio ambiente a organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem. As possibilidades de trabalho são encontradas em instituições públicas, particulares e do terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.
O curso de controle ambiental, também de 800 horas, com 200 vagas em Campo Grande, qualifica o profissional para gerenciar o manejo de resíduos na perspectiva do desenvolvimento sustentável, executar o gerenciamento e o controle ambientais, racionalizar o uso de recursos naturais, operar estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; executar análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes e resíduos sólidos. O técnico pode atuar em instituições públicas e particulares e do terceiro setor, em estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos.
No Estado, o Sisutec oferece cursos técnicos nas cidades de Aparecida do Taboado (5), Campo Grande (42), Corumbá (7), Dourados (11), Naviraí (4), Rio Verde de Mato Grosso (4), Sidrolândia (2) e Três Lagoas (24). Há vagas em cursos sobre trânsito, celulose e papel, edificações, eletrônica, desenho de construção civil, redes de computadores, segurança do trabalho, cuidados de idosos e mecânica, entre outros.
Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível na página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na internet.
O Sisutec oferece, na atual edição, 289.341 vagas em cursos técnicos a estudantes que tenham concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, com nota na redação que não seja zero. As vagas estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação. Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.
Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mato-grosso-do-sul-oferece-5-6-mil-vagas-em-cursos_222801/

Faculdade Salesiana de Santa Teresa abre dois novos cursos em Corumbá

Da Redação em 22 de Julho de 2014
A Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST) - filial da Missão Salesiana de Mato Grosso - abre inscrições, a partir de outubro deste ano, para dois novos cursos de graduação em Corumbá: Pedagogia e Tecnologia em Segurança do Trabalho. Ambos já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), após visita de avaliação e finalização dos trâmites junto ao órgão do governo federal. 
Os cursos de Pedagogia e Tecnologia em Segurança do Trabalho foram preparados pela FSST após amplo processo de planejamento, que contou com implementação de melhorias de infraestrutura (salas de aula e laboratórios), avaliação do projeto acadêmico e contratação do corpo docente. A iniciativa integra o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade, aprovado pela Missão Salesiana de Mato Grosso.  
As inscrições para os cursos estarão abertas a partir de outubro, durante a campanha do Vestibular 2015. 
Pedagogia 
O Curso de Pedagogia é voltado para a formação de professores e educadores e está em sintonia com a identidade e o trabalho institucionais realizados pelos Salesianos em Corumbá que, ao longo de mais de um século, dedicam-se à educação da juventude da região de Corumbá e Ladário. Funcionará no período noturno e tem duração de três anos. Serão oferecidas cinquenta vagas.  
Tecnologia em Segurança do Trabalho
O Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho é voltado para a formação de profissionais que atuam especialmente nas indústrias e empresas da região e que precisam estar atentos aos padrões de qualidade, segurança e saúde dos ambientes de trabalho, procurando traduzir a complexidade das normas e legislações que orientam a realização dos procedimentos produtivos em capacidade de organização e produção nas empresas, garantindo que a aplicação racional de recursos, normas, equipamentos e pessoas alcancem os melhores índices de produtividade com qualidade e segurança para os trabalhadores.  
O curso terá duração de dois anos e meio e funcionará no período noturno. Serão oferecidas sessenta vagas anuais. Com informações da assessoria de imprensa.
Fonte: http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=70025
10 Dicas para Motivar uma Equipe de Vendas 

sem Grandes Investimentos 

por Diego Berro
O que mais observo nas empresas onde desenvolvo algum trabalho por todo Brasil, é que a maior motivação é a que menos precisa-se investir. Não é a motivação em dinheiro e sim a motivação que surge pelo relacionamento interpessoal.

O Colaborador tem uma necessidade de ser valorizado. Trabalhar em um ambiente propício a um crescimento pessoal e profissional é a maior motivação. Muitas vezes isso se concretiza quando os gerentes e os diretores passam a ouvir um pouco mais os funcionários.

Se preocupar com o ser humano! A empresa onde eu vi os funcionários mais motivados em toda minha vida, foi exatamente a empresa que vai se preocupava com eles, investindo maciçamente , por exemplo, em qualidade de vida.

O empresário deve entender antes de tudo, que acima de qualquer outra coisa, lidamos com seres humanos, pessoas que tem família, necessidades, problemas emocionais e por isso é preciso entende-los e não trata-los simplesmente como um simples robôs, como vejo acontecer em muitas empresas.

No mês passado um empresário me disse que nunca fez nada pelos funcionários, por que os 85 funcionários que tinha serviam somente para carregar caixas. Então perguntei a ele se ele achava que a qualidade de vida de seus funcionários era importante para ele e para a empresa. Ele disse que não e ainda frisou: nenhum pouco! Isso acontece nas empresas com muito mais freqüência do que se imagina. 

Para que você possa motivar um vendedor, em primeiro lugar você tem que ser flexível. Não existe uma forma milagrosa que serve para todos, até por que cada ser humano é um, com suas características e individualidades, por isso a flexibilidade de entender o que motiva cada um do grupo é fundamental para se conseguir resultados extraordinários no coletivo. 

Essa é a forma mais eficaz de se motivar uma equipe de vendas ou de qualquer outra função a um menor investimento possível. Para colocar em prática, precisa apenas ser humanista, ter bom-senso, disposição e boa vontade.

Eu enumerei abaixo (não está necessariamente em ordem de importância) 10 atitudes excelentes para ter uma equipe extraordinária em vendas:  

1º Seja mais humanista e enxergue sua equipe de uma forma holística, recohecendo seus pontos fracos e fortes. Saiba que ao enxerga-los individualmente, considerado as características individuais de cada um, o vendedor perceberá uma relação de interesse pessoal saindo da relação fria e superficial como geralmente acontece e como conseqüência essa relação , que obviamente deve ser sincera, gera motivação.  

2º Reconheça e diga sempre o quanto sua equipe é importante para você e para a empresa. Saber reconhecer e orientar são características de um bom líder e de uma boa empresa. Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações.  

3º Dê Feedback’s positivos. Quando um bom vendedor erra e perdi uma venda, ele é criticado, quando vende horrores às vezes nem recebe um simples parabéns. É preciso reconhecer os acertos mais que os erros. O objetivo do feedback é ser construtivo, por isso evite as criticas que não sejam proveitosas e simplesmente de opiniões sinceras que farão o vendedor crescer. Destaque mais os pontos positivos em vez dos negativos.

4º Dê incentivos à seus vendedores. Parta da idéia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Sempre fui a favor de comissões e incentivos por metas reais traçadas e alcançadas, por gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. Se possível, surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles. Os vendedores que alcançam suas metas, ganham e a empresa também ganha por vender mais e ter colaboradores mais motivados. A empresa fará o investimento em premiações depois que as metas propostas forem atingidas, seja aumentando lucros ou diminuindo custos, assim sendo o programa de incentivo se paga.

5º Crie um ambiente propicio ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador. Invista em programas de treinamento técnicos, propiciando um desenvolvimento profissional e gerais, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo, gerenciamento do stress, relacionamento familiar, qualidade de vida, etc... Propiciando um desenvolvimento pessoal, que gerará satisfação por parte do pessoal e conseqüentemente uma retenção de talentos. Não adianta investir fortunas em treinamentos sendo que quando forma-se um bom vendedor perde ele para a concorrência, tendo que treinar um outro. O mais difícil não é formar talentos, mas mantê-los. E para isso o ambiente tem que ser propicio.

6º Disponibilizar os recursos necessários para boas vendas. O vendedor será muito mais motivado quando tiver em suas mãos os melhores, e de preferência, mais modernos recursos para o auxiliarem nas vendas. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geraram resultados extraordinários. 

7º De assistência freqüente. Somente estando no campo constantemente com o vendedor é que se entende o por que ele está vendendo bem, o por que as coisas não estão acontecendo e ainda, quais são as reais necessidades dos clientes, que muitas vezes não são entendidas ou compreendidas por quem não vivencia o dia-a-dia no campo de trabalho. Com essas informações ricas e atualizadas é possível desenvolver encontros, que podem ser diários, semanais ou mensais, com o objetivo de capacitar e compartilhar experiência para o crescimento de toda equipe. 

8º Gere e conquiste a confiança da equipe.
 Gerar confiança significa gerar comprometimento que leva a resultados que farão toda a diferença. Como fazer isso? Cumpra, por exemplo, o prazo para pagamento de comissões, cumpra realmente o que prometeu. Uma empresa na qual prestei serviço me prometeu uma grande viajem caso alcançasse uma meta, que para o proprietário era impossível. Eu alcancei a meta e ele, em vez de vibrar comigo a conquista inventou mil desculpas para não pagar o prêmio. Conclusão: Ele não pagou o prêmio e devido a isso eu me desliguei da empresa e até hoje recebo convites para voltar, mas a imagem de desconfiança ficou até hoje, excluindo qualquer possibilidade do meu retorno à empresa. 

9º Proponha metas reais. Eu friso muito esse ponto, uma vez que algumas empresas colocam metas irreais para a realidade do mercado. Os gerentes querem, muitas vezes que os vendedores “quase” alcancem as metas, por que assim, a empresa venderá bastante e não precisará conceder os brindes propostos. Que idéia infantil. E o pior é que muitos gerentes fazem isso. Quanta imaturidade na profissão. Trace metas reais, que incentivem o crescimento de cada um. Mas quando alcançadas, pague os brindes e gratificações com prazer, vibre com o vendedor, faça parte dessa conquista. Seus resultados serão tão extraordinários quanto o possível.

10º Forme um time fiel. Forme um grupo campeão e tenha essa base de vendedores campeões na mão. Forme seguidores e vendedores que estarão do seu lado, do lado da empresa onde for. Uma base sólida na equipe de vendas sustenta todo o grupo. As vendas manterão uma média sempre e a empresa terá mais segurança. Mas esse é quem sabe o ponto mais difícil para os empresários e gerentes. Então, medite dos últimos 9 pontos aqui destacados e coloque-os em prática que o resultado dessa 10ª dica certamente virá como conseqüência da realização os outros 9. 

Motivar pessoas, liderá-las para alcançarem sucesso nas suas vidas pessoal e profissional está no fato de descobrir as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um, alcançando e mantendo – o que é o mais difícil- o desempenho máximo de cada talento. Siga as considerações propostas nesse texto que certamente você terá vendedores mais motivados, sua empresa como conseqüência venderá mais e ainda assim cumprirá com um grande papel: fazer do ambiente de trabalho um ambiente propicio à realização e felicidade de cada um. 
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/10-dicas-para-motivar-uma-equipe-de-vendas-sem-grandes-investimentos/14237/

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa tem 765 escolas com professores inscritos em MS

Fonte: SED em 19 de Junho de 2014
A 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, programa de formação de professores realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, chega neste ano a 5.014 cidades, atingindo 90,02% dos municípios do País. Ao todo foram computadas 170.266 inscrições de professores de 46.902 escolas de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, 765 escolas estão inscritas.
As escolas participantes de municípios que aderiram à Olimpíada têm até o dia 15 de agosto para selecionar os textos na primeira etapa e enviá-los às Secretarias Municipais de Educação, garantindo assim a participação.
 Fonte: http://www.correiodecorumba.com.br/index.php?s=noticia&id=14734

IFMS abre vagas na graduação para portador de diploma e transferência

Fonte: Ascom/IFMS em 02 de Julho de 2014
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quarta-feira, 2, seleção com 27 vagas no ensino superior destinadas a portadores de diploma e estudantes de graduação de outras instituições públicas e privadas.
O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
São quatro opções de cursos superiores de tecnologia para os câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas têm início no segundo semestre.
Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas nos dias 7 e 9 de julho, na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus onde o candidato pretende concorrer à vaga. Os endereços e horários de atendimento constam no edital.
Além do requerimento de inscrição preenchido, o candidato deverá apresentar CPF, RG, diploma de conclusão de curso superior (no caso dos portadores de diploma) ou comprovante de matrícula em curso superior (para transferências externas).
O interessado também precisa apresentar o histórico acadêmico com a carga horária das unidades curriculares, as notas e as ementas ou os planos de ensino das disciplinas cursadas.
Seleção - Será feita por meio da análise do histórico escolar em que será observada a similaridade de conteúdo e carga horária entre as disciplinas concluídos em outro curso ou instituição com as unidades curriculares ofertadas pelo IFMS.
O resultado da seleção está previsto para o dia 14 de julho. As matrículas dos selecionados serão realizadas nos dias 21 e 22.
Vagas
 fonte: http://www.correiodecorumba.com.br/index.php?s=noticia&id=14881

MEC divulga hoje resultado da segunda chamada do ProUni

Agência Brasil em 04 de Julho de 2014
O Ministério da Educação divulga hoje (04) na internet o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Após a divulgação do resultado, os estudantes pré-selecionados têm até o dia 11 para comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. O candidato deve verificar o horário e o local no qual deve comparecer para a apresenação das informações. Caso perca o prazo, o candidato é automaticamente retirado do processo.
Na página do ProUni está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação, comprovante de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio.
O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos. Quem não foi selecionado poderá participar da lista de espera nos dias 21 e 22. 

Fonte: http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=69579